Consultoria
O principal objetivo de uma consultoria de Marketing Digital é auxiliar diferentes tipos de negócios a utilizar as ferramentas on-line e adaptarem o negócio para atender um novo comportamento do consumidor, que utiliza a internet para se informar e tomar suas decisões de compra.
Os quatro principais objetivos da consultoria de Marketing Digital são:
1. Diagnosticar problemas
Um dos principais papéis de uma consultoria de Marketing Digital é diagnosticar os principais problemas do cenário atual da empresa. Para isso, é realizada uma análise de todos os processos de marketing e vendas, levantando oportunidades de melhoria para cada etapa e todos os pontos de contato online que a empresa tem com seu potencial cliente (site, redes sociais, blog, e-mail etc.).
2. Fazer um planejamento
Outro objetivo é realizar um planejamento alinhado com os objetivos de negócio da empresa, entendendo a realidade do negócio, metas a serem cumpridas e público-alvo. A partir disso, utilizar como base as métricas do mercado para calcular quanto precisará ser investido de tempo e dinheiro para o alcance dos resultados.
3. Definir os próximos passos
Após o diagnóstico e planejamento é hora do consultor utilizar sua expertise para orientar, em um plano de ação, as atividades que tenham maior potencial de sucesso. É o momento de explicar o que deve ser feito e como deve ser feito.
4. Repassar ensinamento
É recomendável que as empresas utilizem da consultoria também para aprender sobre a parte conceitual do Marketing Digital se envolvendo com o porquê das atividades propostas. A consultoria de Marketing Digital deve ter um caráter educativo para que a empresa não fique dependente do consultor e consiga entender o propósito do trabalho.
Neste processo, o consultor não irá executar atividades, como postagens em redes sociais, criação de páginas de conversão e produção de conteúdo, e a empresa ficará com o papel de monitoramento dos resultados. Para isto, a empresa que contratar a consultoria deverá ter o próprio departamento de marketing ou destacar um funcionário na empresa que seja responsável pelo trabalho de Marketing Digital e, se possível, responda por métricas relacionadas, como geração de visitas, Leads e oportunidades comerciais gerando assim um comprometimento com o projeto.