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Como ter uma Estratégia para Redes Sociais

Atualizado: 16 de jan. de 2020

Desenvolver uma estratégia é parte muito importante para garantir que cada uma de suas campanhas esteja ajudando você a se aproximar de suas metas.


Tenha uma estratégia

Depois de decidir quais redes sociais você planeja usar, é necessário considerar com que frequência planeja postar e que tipos de conteúdo você publicará. Minha experiência me mostra que quanto mais postagens e interações você faz, mais engajamento e distribuição de conteúdo você alcança.


Para começar a desenvolver sua estratégia, pode elencar algumas perguntas:

Que tipo de conteúdo meus seguidores gostam mais?

Eu planejo entrar em contato com fãs e seguidores e começar uma conversa?

Com que frequência responderei a perguntas e avaliações postadas na minha página?

Vou lançar mão de concursos e sorteios para envolver o público?


Junto a outras perguntas que você pode bolar, você vai começar a traçar uma estratégia para as redes sociais.



Para saber mais sobre redes sociais, clique aqui



Produza conteúdo relevante

O engajamento com o público vem através de conteúdo relevante. Desenvolvê-lo de forma criativa através de imagens ou vídeos requer dedicação, caso não queira contratar um profissional qualificado.

Além de saber quais são as melhores práticas para explorar o potencial de cada rede social, você também precisa saber que tipo de conteúdo e tópicos mais atraem seu público-alvo.

Facebook: aceita inclusão de links em posts que podem levar para seu site, blog ou outra página na internet. Você pode inserir também informações importantes sobre seu negócio e fazer anúncios para seus produtos e serviços.

Instagram: não permite a inclusão de links em posts, somente na biografia e as informações de seu negócio também tem espaço limitado no perfil. No entanto, é uma excelente rede para falar sobre produtos e serviços. No Instagram, sempre coloque as # (hashtags) que tenham a ver com o conteúdo e marque a localização.

Faça sempre uso do Instagram Stories, mostrando seu dia-a-dia ou bastidores de sua empresa. Não fique só divulgando promoção do tipo "compre, compre, compre". Quando seus seguidores se apaixonam por sua marca, elas irão consumi-la.

YouTube: Use este espaço para gerar conteúdo através de vídeos instrutivo e agregue valor para sua audiência.

Linkedin: Esta é uma rede de relacionamentos profissional. Se você é empreendedor, autônomo ou tem uma empresa, obrigatoriamente, precisa estar nela.

Existem outras redes que você também pode estar, como Twitter ou Pinterest. O importante é saber se comunicar através das especificidades de cada uma delas.


Seja consistente

Você não conseguirá os resultados desejados com suas redes sociais se não tiver uma frequência intensa de postagens. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, inteligentes e em busca de informações relevantes que resolvam seus problemas.

Não estou falando que você precisa ficar o dia inteiro criando conteúdo, mas manter uma frequência de publicação demonstra que você se importa com as necessidades do cliente e está procurando resolvê-las.

Mais uma vez, o planejamento é fundamental. Criar um calendário editorial é uma excelente maneira de manter as publicações organizadas e tirar o máximo proveito da sua estratégia.



Mensure seus resultados

Sabe aquela história de eu fiz Comunicação e nunca mais terei que trabalhar com números? Pois é! Errei kkkkk Como saber quantas pessoas estão vendo as postagens e interagindo se eu não olhar para os números?!

Como qualquer outro tipo de estratégia de marketin digital, é preciso acompanhar e avaliar os resultados das campanhas de mídias sociais em cada ação. Essa é a única maneira de saber se elas estão ajudando a atingir as metas de marketing.

As próprias redes sociais fornecem estes números, no entanto, muitas vezes, você terá que encontrar uma maneira de quantificar esses resultados.

Somente desta forma é possível determinar seu ROI (Retorno sobre o Investimento) e decidir se está usando seus recursos da melhor maneira.

Acompanhar este desempenho também ajuda a identificar áreas de melhoria. Isso permite que você incremente os resultados no curto e longo prazo.


Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco.


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